Participe
Qual o seu sonho para Curitiba em 2035?
Curitiba sem nenhuma casa em palafita, nada de crianças fora das escolas e creches. uma Curitiba participativa e inclusiva, mais humana e cuidadora das pessoas.
Por Jose Geraldo de Vasconcelos
Transformar a cidade numa referência de cidade leitora. É fato que no Brasil os índices de leitura são lastimáveis. O brasileiro não lê porque não quer, simples assim. As desculpas de falta de tempo e falta de dinheiro não colam mais e as estatísticas comprovam isto. Sou idealizador de uma plataforma que tem como principal objetivo despertar o interesse pela leitura, por meio do compartilhamento de livros físicos, o www.bookshare.com.br. Gostaria de ver esta ideia disseminada em todas as cidades
Por Ismael Pereira dos Santos
Segurança Pública mais efetiva
Por Debora Andrea
Segurança Pública mais efetiva
Por Debora Andrea
CURITIBA, sem cleptocracia, taxa de lixo, com governates que tem compromisso com a republica ....com Metrô ..viadutos, pontes, sistema de esgoto..
Por Sergio Augusto Dibner Maravalhas
Em uma década e meia e a curto prazo, que Curitiba tenha administradores inovadores com foco em políticas públicas realizáveis e aplicáveis à todos os segmentos sociais. Que nosso sistema político seja realmente pautado na ética, legalidade, publicidade e interesse público, trazendo a ordem e o progresso que nossa Amada Curitiba merece.
Por Marinyr G Chila
Eu quero que o prefeito consiga trazer um Beto Carrero para a cidade. Quero que a cidade consiga baratear o custa da passagem para o passageiro ao mesmo tempo que não deixe cair a qualidade. Quero que a cidade fique mais conectada ao lado cultural. Precisa investir e trazer para a região mais peças de teatro a nível nacional, festivais musical, eventos de culinária e outros. EU QUERO QUE OS PROFESSORES RECEBEM SEUS DEVIDOS SALÁRIOS DE ACORDO COM SUA IMPORTÂNCIA E QUE NÃO APANHEM DOS POLÍCIAIS.
Por EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS DE UM ESCRITÓRIO JURÍDICO
Eu quero saúde de qualidade. Eu quero metrô. Eu quero a reforma do Couto Pereira.
Por Mais da equipe.
SONHO com a Curitiba da inovação. A Curitiba que volta a se preocupar com a sustentabilidade, a Curitiba pensada por quem entende. A Curitiba comunicativa e educadora. Esse é meu sonho para Curitiba de 2035. Que Curitiba volte a ser a capital mundial do hábitat.
Por Cleber Matheus Silva Santos
Sonho com uma Curitiba segura, com a acesso a moradia e emprego para todos. Sonho com uma Curitiba sustentável, que cuide do meio ambiente, que possua uma coleta seletiva eficiente e conscientize sua população sobre a importância de Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Sonho com uma cidade que tenha acesso a escolas de qualidade para todas as crianças e que na grade curricular, tenha as matérias sobre cidadania, sustentabilidade, meio ambiente, empreendedorismo, finanças...
Por Juliana Paiff
Meu sonho é ter uma cidade modelo da sustentabilidade e inovação.
Por Raquel Avila Mônego
Um Curitiba que incentive a instalação de empresas.
Por Ivana Segatti Gonçalves
Sonho que em 2035 Curitiba possa ser a cidade com menor desigualdade social do Brasil e que mais invista em educação, pois esses são pontos centrais para que possamos ter uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.
Por Carolina Pedroso
Implantação de outros sistemas de transporte público, metrô, vias elétricas (à exemplo da Suíça), compartilhamento de veículos elétricos, estacionamentos subterrâneos, comunidades construídas com material reciclado (a exemplo da Carbo Brasil Gestão Inteligente de Resíduos). Um condomínio destinado para moradia de idosos, com facilidade de mobilidade, construído para possibilitar o auto cuidado e autonomia. Robotização nas Upas para realização de triagem e direcionamento do atendimento.
Por Leila Cristina Duflot
Meu sonho é que ela seja realmente seja uma cidade ecológica, preocupada em sanar os problemas ambientais e sociais
Por Karen Caetano
Que as soluções de tecnologia não estejam mais a cargo de um ICI dominado pelos interesses privados que impoe tecnologias proprietárias e custam carissimo aos cidadãos, Os Prefeitos ao longos dos anos sempre favoreceram estas empresas visando seus proprios interesses. O único que tentou quebrar esses interesses foi o Gustavo.
Por WALTER SHIMA
Uma cidade mais segura.
Por JOAQUIM MARCELO DE SOUZA
Curitiba com a qualidade de vida, onde tenha menos filas nos hospitais, melhor educação nas escolas, melhor infraestrutura, mais segurança, maior conscientização das pessoas para não jogar lixo nas ruas e/ou rios.
Por Emerson Czlusniak
Ver Curitiba dentro do programa Cidade Amiga dos Idosos (OMS) e com várias ações para a conscientização sobre o envelhecimento e qualidade de vida neste processo.
Por Associação Brasileira de Atenção e Apoio à Pessoa Idosa
Segurança pública e mais valorização aos trabalhos sociais.
Por ALINE DOMBEK
Uma cidade que volte a ser simbolo de inovação e sustentabilidade.
Por Thiago Schmitz Fagundes
Escolas Públicas de Curitiba sendo modelo de educação para o Brasil. Foco de concentração 1: Educação, planejamento de segurança aos estudantes, professores e funcionários, por meio de + guardas municipais. 2: Aprofundamento de língua estrangeira para todos os dias, 4x 5, ou 5x5 na semana, já pensando na demanda de refugiados e imigrantes, precisamos de + políticas públicas. 3: Conhecimento da legislação NACIONAL CF/88, Educação de crianças e jovens fazem o país progredir! EDUCAÇÃO JÁ!
Por Tânia Fernanda Savariego, pesquisadora, jurista, cursando Adm. Pública.
Desenvolvimento empregabilidade. Ser destaque em desenvolvimento humano e social.
Por Karen de Almeida
Já se falou muito em construção de Metrô. Por já conhecer e utilizar nos EUA, em Miami, meu sonho seria construir o que está dando certo por lá: METRÔ DE SUPERFÍCIE. Acredito que seria mais econômico e se viabilizaria em menos tempo.
Por Mauro Algacir Gonçalves da Costa
que curitiba seja a capital brasileira da mobilidade eletrica (bicicletas em especial)
Por pericles gomes
Já foram para Alemanha, Holanda e Suíça? Não venha com eae papo que não da para fazer metro por causa dos rios, porque a Suíça faz túneis por de baixo dos rios, Alemanha e Holanda brigam para quem tem a melhor estrada, Frankfurt com autobahn é sensacional... e aqui só vemos desculpas, anos para uma linha verde ficar pronta e fora a corrupção. Curitiba deixou de evoluir, perdeu nome e status de referência, por ganância e impunidade de justiça e falta de índole governamental.
Por Michel
Que bicicleta seja encarada como um modal de transporte e haja regras e estruturas que me possibilitem ir a qualquer lugar de bicicleta.
Por Karen Barbosa
Meu sonho para Curitiba 2015 é que, entre outras, nossa cidade seja realmente merecedora do título de uma Capital (megalópole) limpa! Para tanto deveríamos começar pela recuperação da vida nos ribeirões que cortam a cidade; implementação de redes de esgoto em 100% das habitações; saneamento dos aterros sanitários; 100% de reciclagem dos resíduos descartados; urbanização das vias públicas, com a construção de espaços de cultura e de lazer; ampliação da rede viária não motorizada; ...
Por Pedro Cezar Beraldo
Cidade modelo para o mundo
Por Marcos
Curitiba com uma urbanização inovadora
Por Brenda Ochman
Ver um Brasil ainda mais social com projetos inovadores e unificados em todo o território e de acordo com suas culturas. Projetos inovadores compartilhados entre estados, municípios e bairros. Somos cidadãos brasileiros e que de norte a sul temos os mesmos direitos e deveres e viver em condições adequadas a cada um. Ações em varias áreas sociais deveriam ser revistas pela governança com estudo para avaliar o processo de atendimento nos equipamentos para a humanização mais eficaz.
Por aristides mariano de camargo
Uma cidade mais igualitária sem nenhuma diferença discrepante entre bairros. 100% da população com acesso à moradia com condições satisfatórias de saneamento, água tratada, cobertura e sem sofrer com frio e chuva
Por João Paulo de Sousa Mateus
Uma cidade com menor desigualdade social, mais cuidado e comprometimento com o bem estar das pessoas e com o meio ambiente, maior consciência e iniciativa para a participação e controle social.
Por Fabiane Bessa
Para que todos os pais, que porventura tenham filhos com algum tipo de deficiência, possam ter acesso ao diagnóstico clínico e laboratorial, e por fim, oferecer-lhes o procedimento de Aconselhamento Genético.
Por Rui Fernando Pilotto
Viver numa Curitiba inclusiva... nos serviços básicos, mobilidade urbana, saúde e educação.
Por Silvia Prado
Tornar a cidade mais resiliente e alinhada aos ODS . E já trabalhamos isso desde 2015 através do #MÃOZINHAVERDE- que tem hoje quase 2 mil membros engajados atuando como um Hub Transformador com centenas se ações realizadas e contributivas para essa meta.
Por Gilmar De Lima
MEU sonho é o povo de Curitiba se livrar do prefeito presente de grego Rafael Greca de Macedo por ser contra indicado para a saúde do povo do Paraná, é curitibibinha é o diabo .vai dormir com os pombos, não vote neste coisa.
Por Sergio Augusto Dibner Maravalhas
ano 2020 d.c. foi o maior pesadelo para todos nós, rasgaram a constituição federal obrigando ao confinamento desnecessário, uso de mascara e álcool gel, idiocracia, corrupção em alta motivada por patologia do ter muito dinheiro, estamos vivendo o apocalipse ou seja revelação que tudo que estava escondido será revelado, governo evasivo, alucinado por enquanto setembro e vamos ver o que tem pela frente, 41 988267698.
Por Sergio Augusto Dibner Maravalhas
Mobilidade Urbana com vias compartilhadas, onde seja possível com uma bike andar para qualquer lugar da cidade de forma segura e prática. Além de a possibilidade de conectar melhor modais, com, por exemplo, estacionamento de bikes próximo a terminais de ônibus. Uma cidade com um plano diretor que vise a igualdade e qualidade de vida das pessoas. Um exemplos são a regulamentação de prédios, pois se existir liberalismo neste sentido, até mesmo o sol não será mais algo acessível.
Por Murilo Lima
Ter linha de metrô substituindo todas as linhas expressas do sistema trinario, Republica argentina, Sete de setembro, marechal floriano, av parana, padre anchieta, heitor alencar furtado e se possivel, um anel ligando a ponta destas avenidas, tipo Inter 2 ou rodo anel.
Por Andre Veiga
Uma cidade que proporcione qualidade de vida digna a todos seus habitantes, com acesso à saúde, educação, segurança e oportunidades de trabalho.
Por Mariana Carvalho Nascimento
Violência zero. Muitos viadultos e trincheiras para diminuir consideravelmente o trânsito e diminuir os sinaleiros Mais opções de lazer, pois os parques nos finais de semana estão superlotados. Melhor soluça para o lixo Postos de saúde mais acessíveis Corrupção zero
Por Juliana schrickte
Espero que nossa cidade seja mais sustentável com políticas de meio s de transportes sustentáveis, como bicicleta bem como implantação de malhas de circulação em todas as regiões. Mas o que vejo no momento é um regresso, pois na minha região SUL de Curitiba, a empresa de pedágio OHL retirou vários trechos que antigamente tinham acostamentos na região e transformou em pista de rolamento, deixando o local perigoso para quem quer circular.
Por Marcelo da luz
Meu sonho é ter Curitiba como cidade modelo no quesito Saude, não precisa inventar a roda apenas copiar o que funciona bem em paises Europeus. Meu sonho é ter Curitiba como cidade modelo ao mundo no quesito Educação, escolas municipais e estaduais devem melhorar/evoluir suas formas de ensino, pois só teremos um Cidade modelo aprimorando nossa base e futuras gerações E no item Segurança maior proximidade das policias civis, militares, federal e municipal a fim de coibir / previnir assaltos.
Por Pedro Alexandre
Mais espaço e respeito para as bicicletas na rua.
Por Luiz Guilherme Franco
Para chegarmos em 2035 como uma grande metrópole em todos os aspectos em termos de qualidade de vida, quer seja na saúde, na segurança, no lazer, na empregabilidade e em uma sociedade em que haverá respeito mútuo, temos que começar agora. Somos quase 2 milhões de habitantes e se não trabalharmos em equipe, Prefeito, vereadores, empresários e a sociedade não vamos a lugar algum. Eu acredito no Projeto Curitiba 2035, vamos fazer desta cidade a melhor do mundo em qualidade de vida.
Por Wainer Rios
Educação pública de qualidade. Saúde pública de qualidade, com alta resolutividade na atenção primária por equipes acolhedoras e co prometidas. Sustentabilidade do meio ambiente, com incentivos governamentais ao uso de uma nova matriz energética renovável.
Por BERNARDO MONTESANTI MACHADO DE ALMEIDA
Uma cidade com um bom modelo de transporte e com educação de qualidade.
Por Alisson Fondazzi
Mais e mais pessoas com mais qualidade de vida, com menos dependência de serviços estatais, estando empregados ou usufruindo de suas aposentadorias. Uma iniciativa privada que respeite o desenvolvimento social e a gestão ambiental, pois o desenvolvimento econômico pode sim seguir de mãos dadas com benefícios para pessoas e respeito ao meio ambiente. Mais respeito às diferenças, menos mortes violentas de mulheres e adolescentes, mais pessoas idosas e pessoas com deficiência sendo respeitadas.
Por Luiz Carlos Betenheuser Júnior
Uma cidade conectada e humanizada!
Por Rodrigo Sguario
Espero uma cidade com oportunidades de empregos e negócios para todas as classes sociais. Espero uma cidade exemplo na gestão pública, tendo a prefeitura com uma estrutura administrativa enxuta e produtiva, com indicadores e metas definidos em conjunto entre prefeito, vereadores e moradores. Espero uma cidade 100% sustentável do ponto de vista ambiental.
Por Marc Reydams
Construção do Metrô Aéreo de Curitiba.
Por Yuri Laurino
Uma cidade onde as decisões não sejam tomadas sem comprovação com dados, uma cidade em que os dados sejam coletados amplamente com colaboração dos próprios cidadãos, uma decisão onde os gestores tenham um plano de ação de longo prazo já definido (mais do 4 anos) e a população saiba o que será feito, o que está sendo feito, e para o que não está sendo feito quais os motivos, uma cidade onde as decisões sejam tomadas considerando o princípio básico do benefício para a cidade.
Por Ricardo Mendes Junior
Olá ! Sou cadeirante tetraplégico , a 3 anos ,e gostaria de ver nossa querida Curitiba mais inclusiva; não só para nós cadeirantes, mas para todos os cidadãos que vivem e amam Curitiba,Um transporte moderno digno e sem esse monopólio que já impera a décadas, sendo explorado sempre por um mesmo grupo, com rampas nas estações tubo em vez de elevador caro que vive quebrando e gerando gastos.Calçadas melhores, uma segurança com as forças policiais unificadas para melhor atender.
Por Eliu Edisson de Brito
Que curitiba seja a Cidade mais segura do Brasil.
Por Natandoson
Uma cidade mais inteligente.
Por Leandro Brascher
Tenho muitos sonhos para Curitiba. Quero uma cidade que faça realmente jus a sua fama, que seja inovadora e que seja valorizada. Uma cidade que dê oportunidades, que seja aberta ao novo e que inclua seus cidadãos. Cuidar das áreas verdes, dos seus rios, desenvolver o esporte, a mobilidade urbana, a cultura, a tecnologia e resgatar a historia e o orgulho de ser Curitibano, nato ou não.
Por Alexandre
Uma gestão integrada, regional e participativa; que seja feita de forma planejada e supra-partidária visando ao bem-estar social!
Por Mara Christina Vilas Boas
Exclusividade para modais de transporte público de massa e promoção da bicicleta como melhor meio de transporte, prmoção de sistemas fotovoltáicos e veículos eletrícos. Segurança pública disciplinar.
Por Cirleno Vieira Marçal
Segurança, lazer, mobilidade, tecnologia a serviço da cidade e dos cidadãos, ninguém morando nas ruas nem em condições precárias.
Por Gustavo
Melhores condições de transporte público. Pegar um biarticulado lotado não é atrativo para uma rota diária.
Por Danilo Fuchs
Melhoria do transporte público nos seguintes quesitos: eficiência e segurança
Por Fábio Caporal
- Planejamento de novas calçadas e reconfiguração das atuais, com pavimento seguro e alinhamento de postes, placas e telefones públicos, para que o pedestre tenha menos obstáculos no caminho, principalmente aqueles com necessidades especiais, tais como deficientes visuais e cadeirantes. A responsabilidade sobre a construção das calçadas, que é atualmente do proprietário, e feita do jeito que ele pode e sabe, seria padronizada e eficaz se feita por órgão competente do poder público. - Ciclovias
Por Tadiane Oliveira
Uma Curitiba, modelo de trânsito consciente: com transito fluente, sem carros no anel central, e com a regularização ou veto para o UBER, pois já temos carros demais na cidade, foi aumentada a frota de táxis regularizados, para em torno de 3.000 e com o UBER, mais uma média de 5.000 carros particulares trafegando e causando ainda mas poluição, e aumento de manutenção das ruas, que por sinal estão bem abandonadas. Até 2035 esse sonho pode virar pesadelo.
Por Jussara do Rocio Fernandes Rodrigues
que não se precise andar mais de 2 quadras pra tomar um ônibus nem mais de 3 para se ir aonde precisar e com máximo de 5 minutos de espera nos pontos e sem ser lata de sardinha nem ter que ficar na chuva em pontos lotados, a um custo por km menor que de carro que faz em média 9km/R$3.50, e que se possa ter casa sem muro... bom, a pergunta era sobre SONHO... haha
Por Marcelo Sauaf
Ele é real! Pois já fazemos muito pela cidade de Curitiba até aqui, iniciamos em 2012 um projeto chamado iCities, desde então já realizamos diversos eventos, entre roadshows, hackathons, seminários e fóruns, mais de 20 em 4 anos, todos abordando temas como inovação, energia, tecnologia, sustentabilidade, economia criativa, startups e TICs. Quermos participar com outros projetos, hoje somos uma S.A. de capital fechado, entre o final do ano passado quando realizamos em conjunto com a PMC, Renault
Por Roberto Marcelino
Uma cidade mais criativa !!!
Por Aulio Zambenedetti
Meu sonho para Curitiba em 2035 é não usar mais carros, na maioria do tempo. Se necessário, usar carros elétricos. Meu sonho para Curitiba em 2035 é vê-la linda, com jardins e sem pedintes na rua. É poder usar no transporte público bitcoin e blockchain. É poder utilizar de uma rede de big data da cidade para ter a melhor previsão de trânsito, mapeamento sanitário e de rede elétrica. É poder ter hortas orgânicas comunitárias nos espaços públicos. É ter certeza que todas as crianças estão sendo ed
Por Rafael Garbosa
Uma Curitiba Reconhecida de Fato como a Capital Ecológica, Uma Capital da Educação e Cultura e Principalmente a Capital menos violenta.
Por Sergio Feldhaus
Criação de um MANIFESTO PELA EDUCAÇÃO a ser assinado por todos os partidos, entidades de classe, escolas, professores, pais e alunos, com os compromissos para a criação de uma educação inclusiva, equânime, abrangente e de altíssima qualidade. Atemporal e apartidário, com diretrizes simples mas que mantenham os esforços todos em transparência, melhoria, e evoluções contínuas e perenes.
Por Alexandre Grenteski
Curitiba a cidade com a mais eficiente mobilidade urbana do país , com ausencia de mortes no transito !
Por marcia valeria landal
Que os modais públicos de transporte sejam totalmente integrados. Quem usa a bicicleta (elétrica ou não) possa acessar o terminal de ônibus e continuar sua viagem através do trem, do metro, do táxi elétrico. Espero que em 2035 meus filhos possam usufruir de um transporte público eficiente, moderno e livre deste atual cartel que domina este ultrapassado modelo há mais de 40 anos. Espero que em 2035 o rio Belém seja utilizado como um canal de transporte ou mesmo volte a ser um rio limpo com div
Por Cleverson de Freitas
Ter uma cidade integrada em todos os niveis, da administração pública, permeando a saúde, educação, lazer e sistemas de transporte, publico ou não.
Por Maciel
Meu sonho para Curitiba é o seguinte: Em 2035, Curitiba horizontalizou-se, eliminaram todos os prédios com mais de 6 andares, construíram 5 radiais concêntricas facilitando o deslocamento entre bairros, eliminaram todo o maldito antipó e substituíram por asfalto de boa qualidade, todas as calçadas foram requalificadas, proibiu-se toda e qualquer placa de propaganda, plantou-se milhares de árvores tornando a cidade vista de cima uma imensa floresta e o poder público tornou-se SERVIÇO PÚBLICO.
Por Marciano Juliano Rubel
Obrigado pela oportunidade, o que me entristece é ver que entra governo e sai governo é Curitiba continua numa pior, ao invés deles melhorar o que já existe, já está funcionando ele quer construir mais, novas escolas, novos hospitais não que tudo isso não precise, mais vamos melhorar o que já tem, pagar melhor os profissionais, valorizar a mão de obra já existente e dar condições de trabalho. A gente vai numa escola os professores tem que comprar até giz a verba é irrisória, a gente vai no
Por Sergio Rosa de Oliveira
Que o sinal verde se abrisse assim que eu chegasse com o carro no cruzamento.
Por Ilimar Candido Kasper
Transporte de massa eficiente, que pegasse o passageiro em Campina Grande do Sul, Araucária, Almirante Tamandaré, (etc) e que o levasse diretamente ao centro de Curitiba, ou melhor, que o metro fosse na dita linha Verde, e que estas linhas intermunicipais alimentasse este metro ou seja lá o veículo de transporte que fosse (VLT, ou outro) para que seguisse diretamente entre extremos, sem ter esta série de paradas a cada duas quadras. estas paradas demoram para fazer o trajeto com o ônibus
Por Ilimar Candido Kasper
Transporte pleno, alternativo e seguro. Parques e ruas floridas. Casas sem muros.
Por Beatriz Lanza
Sistema de transporte eficiente e moderno com metro, ônibus elétrico ou menos poluentes assim como a linha Inter 2, maior quantidade de ônibus com profissionais capacitados e cordiais. Asfalto regular sem inúmeros remendos, e quando houver necessidade que sejam feitos de maneira nivelada com a via. Guarda Municipal mais ativa em bairros distantes do centro. Revitalização e construção de novas Calçadas. Reorganização de cabos que passam pelos postes da cidade, mais trincheiras e ciclovias.
Por Marcio Colferai
Eu sonho com uma Curitiba que seja o modelo de transformação para o mundo, onde as pessoas trabalhem felizes em seus projetos. Sonho com uma Curitiba onde os Egos sejam deixados de lado para que o compartilhamento permita projetos de reconstrução do mundo. Sonho com um Curitiba onde o direito e acesso ao conhecimento seja irrestrito e incentivado. Sonho com uma Curitiba com políticos que coloquem-se em seus lugares como prestadores de serviço para a comunidade e atendam aos anseios desta.
Por Edison Napoleão
Até 2035 gostaria que Curitiba permitisse que mais pessoas pudessem usar a bicicleta como uma forma de locomoção entre suas residências e seus trabalhos, assim como para ir fazer compras no seu bairro, e que isso, pudesse ser feito com segurança.
Por Talita Uni
INTERMOBILIDADE - Car-Sharing - Carro compartilhado. Acesso social, meios de transporte compartilhado, integração urbana - pedestres - veículos Região Central.
Por Rodrigo Pinto Fonseca
Um novo projeto urbano de mobilidade (ciclovias, calçadas, ruas) inteligente e organizado. Um resgate do pertencimento dos moradores à cidade, muito mais inovadora e criativa. Segurança eficiente. A utilização dos espaços urbanos e também dos serviços municipais mais inteligentes. Educação co-participativa e criativa para nossos estudantes desde a educação básica.
Por Tiago (Tip) Felix
Que toda a minha cidade tenha passeios (calçadas) transitáveis !
Por Marcos Murilo
Meu sonho é morar com qualidade em todos os aspectos: educação, segurança, saúde, deslocamento e que as pessoas interajam umas com as outras, saiam nas ruas para conversar com seus vizinhos e celebrar nos bairros.
Por Fabiano Marcon
Ter uma cidade onde o transporte urbano seja eficiente, que possa deixar o carro em casa e possa me locomover de forma rápida e segura.
Por Marcel Rodrigues dos Santos
Mais trens e menos caminhões, cidade limpa, calçadas planas e andaveis...
Por Soriane Kieski Martins
Monotrilhos elevados sem cruzamentos para agilizar o transporte publico sem onerar o transporte particular, agilizando assim o nosso já caótico trânsito. Esses monotrilhos suspensos, substituiriam todos os nossos ônibus das linhas exclusivas (vermelhão) e possivelmente uma ou duas linhas circulares interligando esses eixos.
Por André Luís de Andrade Mendes
Sonho como uma Curitiba imparcial, justa e com oportunidades. Ser referência em sustentabilidade com parques e jardins, com sistemas mais ecológicos e transporte urbano com qualidade, saúde pública que atenda 100% da população é utópico para este momento. Acredito que o primeiro passo é a EDUCAÇÃO. Uma educação básica com qualidade e com PROFESSORES valorizados e respeitados.
Por Daniel Benthien
Passei a amar a cidade de Curitiba por vários motivos, um deles a preocupação com o meio ambiente. Peço-lhes para ampliar essa iniciativa por melhor cuidar dos rios. A maioria dos rios estão servindo de fossa, depósito de lixo. Falta trabalhar a consciência de pessoas para pararem de jogar lixos nos rios, meio da rua. Incentiva-Los a cultivar jardins. Animais abandonados, muitas pessoas colocam casinhas com comida e água. Ficam soltos na rua oferecendo perigo para quem passa. Criar abrigo.
Por Tânia Cristina Pereira Arcuri
Um transporte público verdadeiramente de qualidade para todos, incentivando o uso deste meio e consequentemente a diminuição do uso de carros. Que o centro da cidade fosse exclusivo de pedestres.
Por Juliana Goeldner da Silva
sonho em ser referencia de mobilidade urbana e transporte de vidas.
Por rogerio felix
Construir calçadas para pedestres em todas as ruas centrais de Curitiba. O acesso por VLP nestas vias compartilhadas com pedestre e velocidade reduzida. Os motoristas deixariam seus carros nos terminais em estacionamentos públicos e usaraiam o transporte público. O Policiamento seria intregrado com as Policias Municipais, e estaduais. Teria a área central quiosque turistico com profissionais bilíngue, assim como no aeroporto. Os bairros com subprefeituras atendendo todas as demandas.
Por Sidnei Belizário de Melo
Ter o melhor sistema de integração e mobilidade urbana do Brasil e top 10 no mundo.
Por rogerio felix
Uma cidade inclusiva e os cidadãos empoderados dos ODS.
Por Hilda Ribeiro da Costa Diniz
Que Curitiba seja segura.
Por Najla
cidade mais organizada no setor transito, placas de sinalizaçoes, orie,tacoes melhoria na saude com chamamento preventivos melhoria na seguranca e policiamento.
Por mneuk
Uma cidade voltada fortemente para o bem estar dos cidadãos, com administração participativa, segurança controlada, mobilidade de excelência, ambiente fértil e desregulamentado para negócios.
Por George Ivankiw
que as calçadas não esfolem os sapatos, que se possa caminhar sem obstaculos, mesmo com cadeira de rodas, subindo e descendo no meio fio, sem enroscar ou quase cair. que o ponto de onibus proteja a chuva e vento. que o onibus não atrase, que não precise esperar mais de 10 minutos por um onibus, que o onibus me leve sem precisar parar com tanta frequencia (a cada 200 metros). Gostaria de ter largura na rua para passar sem ficar enroscado com o carro porque o onibus parou na via
Por Ilimar Kasper
Vocês sabiam que as quedas são o segunda causa de morte em pessoas com mais de 65 anos?Sabiam que Curitiba é a setima cidade do Brasil em numero de quedas de idosos? E a primeira do Sul do Pais!Precisamos fazer algo para sairmos deste topo.Como fisioterapeuta tenho um projeto para diminuir as quedas.Gostaria de dividi-lo com vocês. Contato: 041 992052778. Obrigada
Por Rita de Cassia Munhoz
Uma cidsde inclusiva que respeite a Diversidade, o estado laico, sem machismo, transfobia e homofobia.
Por Allan Johan
Desejamos uma Curitiba, com sistema de esgoto, viadutos, metrô, pontes, ensino publico federal com professores interessados em seus alunos, sem vulneráveis sociais nas ruas, com banheiro publico em praças, menos impostos e não esta imposição inquisidora da atual prefeitura sobre taxa do lixo, união entre as cidades satélites com subprefeitos administrando Colombo, Pinhais, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Mandirituba, Quatro Barras.
Por SERGIO AUGUSTO DIBNER MARAVALHAS
Desejamos uma Curitiba, com sistema de esgoto, viadutos, metrô, pontes, ensino publico federal com professores interessados em seus alunos, sem vulneráveis sociais nas ruas, com banheiro publico em praças, menos impostos e não esta imposição inquisidora da atual prefeitura sobre taxa do lixo, união entre as cidades satélites com subprefeitos administrando Colombo, Pinhais, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Mandirituba, Quatro Barras.
Por SERGIO AUGUSTO DIBNER MARAVALHAS
Curitiba, com sistema de esgoto, metrô, pontes, viadutos, federalização do ensino, Secretaria Municipal de Segurança, Poder Judiciário Municipal, menos impostos me refiro sem esta taxa de lixo, com todas as cidades satélites voltando a fazer parte da capital com sub prefeitos, administração de nossa cidade é boa não importa quem comande, abortar o mundo do crime, justiça social para todos..
Por SERGIO AUGUSTO DIBNER MARAVALHAS
Menos trânsito
Por Leonardo
Uma cidade com mais segurança.
Por Adriane Cristina Cardozo
Espero maior qualidade de vida para a população idosa. Hoje tenho 50 anos ao chegar em 2035 estarei com 69 anos! Pesquisas apontam que a população idosa vem crescendo no país e uma política pública voltada para essa faixa etária é meu desejo. Curitiba hoje é um lugar lindo para se viver. Como toda grande metrópole, tem problemas com segurança e transporte. Ampliar espaços de lazer com segurança. Mais espaços para passeios, leituras ao ar livre, recreação é o meu sonho para Curitiba!
Por Luciana Maria Ceccatto de Lima
Bem o meu sonho para 2035 é que existam famílias mais bem estruturadas. Programas que atendam à família como um todo, oferecendo um emprego para o pai, cursos profissionalizantes. A mãe receba oportunidade de participar de cooperativas, o adolescente drogado frequente centros de recuperação, enquanto a família se prepara psicologicamente para recebe-lo de volta. As crianças possam aprender brincando, com profissionais qualificados e bem pagos, na escola perto da cooperativa onde a mãe trabalha.
Por Patricia Canali de Castro
amigos de fé.....................CURITIBA tem que ter galerias parecidas com PARIS, em verdade separação de águas servidas e de chuvas. Aqui tem que ter metrô, união entre todas as cidades satélites sendo que tem que voltar a ser CURITIBA, esta divisão não serve para o bem do povo, sem corrupção,maior verba para a educação é claro começando em casa.
Por SERGIO AUGUSTO DIBNER MARAVALHAS
Sonho com uma Curitiba segura, limpa , desenvolvida pensando em diminuir as desigualdades sociais com parques bem cuidados, transito seguro , transporte de qualidade , escolas limpas e bem cuidadas com alimentação de qualidade e professores bem remunerados e, com formação adequada para ensinar nossas crianças, calçadas bem tratadas principalmente nos bairros, esporte e lazer para crianças pensando no desenvolvimento físico e mental.
Por GIANA CUSATIS LUÇOLLI
CARREGAR MAIS